2 de set. de 2010

Um novo ‘Ensaio sobre a cegueira’.

Estava em casa pensando em algum assunto para postar no blog. Algo verdadeiramente relevante e que fosse não só uma “Exaltação de ego minha”. Até que recebi um e-mail do meu grande amigo, quase irmão, Julio.

Vocês entenderam melhor lendo o e-mail dele na íntegra. Por isso faço essa concessão do que poderia ter escrito para dar lugar aquele que tem algo MUITO importante para dizer.

Afinal, para que se vangloriar de escrever um texto horrível ao invés de criticar, que é a função principal deste blog?

------------------------------------------------------

“Boa Tarde Amigos!
gostaria de Relatar a experiencia "fantástica" que vivi ontem na AV.Brasil de noite vindo da Faculdade(centro >>>penha):
Estava eu ontem Dentro do Onibus (355) Lendo um Livro sobre Documentos da Quarta internacional de Leon Trotski, quando um rapaz começou a passar mal (com convulsões, pelo que me pareceu e pelo que foi dito pelo mesmo no momento em que voltou a si por 1 ou 2 minutos) este rapaz era negro e estava com roupas humildes o que resultou em diversos comentarios no onibus por parte dos passageiros sobre ele está sobre efeito de drogas. Logo em seguida fomos parados por uma pequena blitz de PM's( \o/ para mim o rapaz seria socorrido) um dos PM's entrou dentro do onibus olhou o rapaz passando mal e nada fez, sóh viu se ele estava com algo na mao drogas ou algo do tipo (isso antes da linha vermelha na AV brasil) apos a saida do PM o onibus seguiu e começou a revolta dos passageiros referente ao descaso do PM, Todos pedimos para que o motorista parasse proximo a proxima viatura que se encontrava após a linha vermelha (perto da entrada de benfica) o onibus parou chamamos os PM's e uma passageira efetuou uma ligação para o SAMU, este novo PM fez o msm procedimento....olhou, olhou (o rapaz virando a cabeça para cima com os olhos virados pescoço contorcido) e falou  " é tem que ligar pra samu" e saiu do onibus.... achavamos que ele voltaria mas nao voltou.
O rapaz voltou a consciencia e o onibus seguiu viagem ( E o SAMU burocratizando o atendimento ainda vendo dados com a  passageira que estava se comunicando com ele), o rapaz disse que estava tendo convulsoes e  voltou a passar mal(virando o pesçoso e os olhos, se contorcendo)... novamente solicitamos ao motorista para parar na proxima patrulha (isso na frente do Predio anexo da FIOCRUZ, em Frente a Fiocruz) novamente este outro Policial Militar olhou , olhou e as pessoas dizendo " meu Deus este rapaz vai morrer" entao surge Uma saída nas palavras da atendente do Samu, esta disse a passageira pelo telefone (depois de uns 8 min de Tele-atendimento) "vc esta em um onibus? o motorista tem o dever de levar o passageiro doente até o Hospital mais proximo, é lei!" após a passageira que estava ao telefone repetir para todos no onibus o que a atendendente disse,  o PM disse calmamente, " é realmente o motorista tem q levar para um hospital, tem uma upa ali dentro da vila do joao" e saiu do onibus..... assim o onibus segui para a upa auxiliado por moradores da vila do joao, fomos escoltados uma determinada parte do caminho apenas por bandidos da regiao. o rapaz foi retirado do onibus levado para dentro do Upa por Bombeiros do mesmo. após fomos novamente escoltados até a saida da vila do joao e depois seguimos viagem....
A mim fica o Pensamento....estamos no velho oeste? pq os PM's sóh aprendem a atirar? Pq nao conhecem as de leis? por que nao se sensibilizam com a população? pq nao usam seus nextels para ligar pelo menos para um hospital? pq sóh querem dinheiro? estamos jogados nesta sociedade ....dane-se a população....nao foi 1 nem 2 e sim uns 14 policiais que observaram o acontecido, e o que fizeram? NADA. ABSOLUTAMENTE NADA.
olharam para o rapaz como um possivel marginal (por ser negro e estar com roupas humildes) e  fizeram o que sao pagos pra fazer, revistar e olhar se o "grupo de risco" esta com drogas ou armas.
(Desculpe os erros de portugues é que sofro de um grande problema, Fezes Base education = Educação Basica de Merda.)
Desculpem as palavras ofensivas.
Racismo, Classismo ..... essas doenças matam!
Julio
"Grupo de Risco" ou "Provavel Marginal" ou "Pessoa com inclinação a cometer delitos"”

------------------------------------------------------

Alguns diriam que este é um problema social. Outros iriam bradar e dizer que falta fé, amor, compreensão ou mesmo a boa e velha cidadania pra estes que deveriam proteger a todos nós.

A bem da verdade, eu devo confessar que não sei ao que se deve tudo isso, mas tenho a pequena, ridícula e simplista impressão que este é um problema de origem biológica. Talvez uma cirurgia resolvesse. Ou quem sabe óculos bonitos e novos. Mas é praticamente um fato: Só pessoas LITERALMENTE CEGAS não veriam um ser humano como elas naquele corpo com convulsões e maltrapilho.

 

-----------------------------------------------------------------------------

Recomendações da semana:

Quando será a vez das artes? - Texto que encontrei em um blog de uma pessoa “desconhecida” que retrata o problema das artes visuais, tanto na educação quanto na profissão, utilizando como pano de fundo o Rio de Janeiro e a Escola de Belas artes para demonstrar um descaso que, quer fechemos os olhos ou não, encontra-se em todo nosso querido e caricato Brasil. Vale a lida.

Semana de quadrinhos da UFRJ Evento sobre quadrinhos que vai rolar do dia 27 Setembro ao dia 1 de Outubro, com atividades que rolam na UFRJ (na Escola de Belas Artes - Ilha do Fundão e na Escola de Comunicação – Praia vermelha) e no SESC de Madureira. Vou tentar ir nem que seja em um dia desses. As outras informações estão no link (É só clicar no nome do evento).

Linha do Trem – Tiras – Um Blog legal. ;)

3 críticas - Comente!:

Wednesday Viana disse...

Isso é um problema social. No meio em que vivemos, o preconceito é o primeiro a ser mostrado. O policial estava focalizando o mais importante para ele naquele momento. Ficar parado para atender uma pessoa que na primeira vista, para ele, era um drogado. Até algumas pessoas pensaram isso. TUdo é uma questao social. Logico que é um absurdo o descaso com o ser, mas tudo é um reflexo da socieadade em que vivemos. Triste, porem verdade.

Felipe Garcia disse...

De quem é a culpa? Pelas regras do jogo, o policial nada poderia fazer porque ele é pago para proteger e servir. Alguns exemplos dos porques eles não podem fazer nada em situações parecidas:
1 - Se ele transportar o cidadão na viatura e ela ser atacada, ele responderá pela morte do mesmo.
2 - A viatura comporta um numero certo de policiais. Se colocarem o cidadão, onde ficará o outro policial?
3 - Se o cidadão vier a óbito, ou sofrer alguma lesão dentro da viatura, o policial responde pelo ocorrido.

Em situações como esta a única solução é chamar o serviço de emergência, pois os socorristas são pagos para isso, os policiais não.
Como o cidadão estava dentro do ônibus, o correto é o motorista trasportar o mesmo até o pronto socorro. Você paga a tarifa de trasporte e tem esse direito.

Vivemos em uma revolta tão grande que a culpa disso tudo cai sempre nas costas de quem não tem nada com isso.

AS vezes queremos ajudar as pessoas e no fim se aplica o ditado: De boa intenção o inferno está cheio.

Perseverança!

Renato Gadioli disse...

Puts... Que parceria num post só... Rsrs
Recebi e li este e-mail com a mesma indgnação que com certeza todos que leram sentiram, mas, infelizmente, já é algo rotineiro e fatídico que acontecem todos os dias em todos os lugares... Vejo casos como esse três vezes ao dia! Mas, o que falta para isso mudar? Em minha opinião, além de ôculos, talvez uma ponte de safena para que o coração de cada ser humano volte a bater e volte a usufruir de sentimentos bons e bem intencionados...

Parabéns Jandir pela iniciativa de postar este texo, juro que minha primeira idéia era fazer o mesmo no meu blog, mas foi melhor que tenha sido no seu que tem mais circulação e aceitação, e, parabéns Júlio, sou seu fã e continuo a pedir que pelo amor de Deus, monte um blog e mostre toda essa sua coerência que já conhecemos...

Postar um comentário