Antes de qualquer coisa concentre-se na imagem e no ponto preto. Agora balance a cabeça para frente e para trás... Leia abaixo porque isso acontece.
Algumas vezes nossa mente pode pregar peças em nossos sentidos, tais como: Visão, audição, paladar até mesmo no tato. Essa função é normal acontecer devido ao mecanismo de defesa que todo ser humano possui. O cérebro humano também gosta de assemelhar imagens – tais como borrões, nuvens deformadas... em paisagens. Quais de nós nunca pensamos em ter visto um fantasma em algum tipo de fotografia, ou simplesmente ver um cachorrinho em uma nuvem?
O normal de todo indivíduo é justamente isso, criar rótulos, e através deles fazemos nosso inusitado julgamento crendo cegamente estar correto.
O ser racional em seu natural costuma supor o que poderia vir a ser algo ou alguém apenas olhando para casca. Podemos decidir qual o sabor do abacaxi apenas pelo seu feitio?
Costumamos ver apenas a figura, nunca o fundo. Como diz a gestalt.
Gestal: uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940), nos princípios do século XX. Funda-se na idéia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. Existem quatro princípios na gestalt a ter em conta para a percepção de objectos e formas. Uma delas é a segregação figura-fundo, que diz ser um conceito desenvolvido pela Psicologia da Forma. Explica-nos que percepcionamos figuras definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos. Não se podem ver objectos sem separá-los do seu fundo. Um bom exemplo disso segue-se nas imagens abaixo:

*Antes de prosseguir mentalize o que você está vendo.*
Agora que já mentalizou, provavelmente você enchergou uma jovem moça. Se prestar mas atenção e olhar para o fundo da imagem encherga uma pessoa idosa.
Outro exemplo clássio é a taça e os dois rostos, segue-se na imagem abaixo:
Agora que já mentalizou, provavelmente você enchergou uma jovem moça. Se prestar mas atenção e olhar para o fundo da imagem encherga uma pessoa idosa.
Outro exemplo clássio é a taça e os dois rostos, segue-se na imagem abaixo:
No fundo vemos uma taça – parte branca – e na outra vemos dois rostos – negro -.
A funcionalidade de nossa mente se define como já foi dito, em enxergar apenas a figura e nunca o seu fundo. O que quero dizer com isso?
Quero dizer que aplicando isso em nosso cotidiano fazemos exatamente como Max, Wolfgang e Kurt previram. Enchergamos somento aquilo que queremos ver.
Agora que retiramos a venda de nossos olhos, prestemos mas atenção ao fazer um pré-julgamento, pois aquilo que pode parecer a príncipio uma coisa, pode ser tornar outra e nos surpreender.
Quem julga por consequencia também será julgado. Quais de nós podemos atira se quer uma pedra sendo que os próprios são os alvejados? (famoso teto de vidro).
Somo vítimas de vítimas! E assim continuara sendo até o fim.
3 críticas - Comente!:
Texto lindo. Final perfeito.
Parabéns!
foi trabalhoso, mas ta ae pra galera se divertir xD
Gostei da figurinha do início. Oo. Fiquei tonto!
Postar um comentário